Estou a ler um livro muito interessante. Chama-se “O Homem, a Orquídea e o Polvo” e narra a vida e as ideias de Jacques Cousteau, um explorador cujos documentários acompanharam a minha juventude. Numa das passagens do livro, sobre a pesca a nível mundial e o saque aos recursos do mar, revi a minha cara de espanto de há 5 anos atrás, quando estava de férias na Indonésia com alguns amigos, incluindo nativos, e onde me apercebi de (mais) uma realidade dolorosa.
No livro fala-se em estatísticas: “O peixe garante mais de 50% das proteínas animais dos povos do Chade, da Costa do Marfim, da Jamaica, da República da Coreia, da Malásia, do Mali, do Senegal e do Uganda; no Congo, no Vietname e na Indonésia as pessoas estão dependentes do peixe para obter, pelo menos, 60% do seu consumo de proteínas de origem animal (…) o peixe garante-lhes uma percentagem muito grande de proteína não porque tenham à sua disposição muito peixe para comerem, mas porque não têm mais nada para comer.”
Na viagem que fizemos pelas ilhas indonésias nós, europeus, queríamos experimentar todas as iguarias e os sabores exóticos que as acompanham. Um dos nossos amigos indonésios comia diferente cada vez que a refeição incluía peixe. Perguntámos-lhe se ele não gostava de peixe, de qualquer um, e ele respondeu que não comia peixe porque peixe era a única coisa que o pai lhes podia dar para comer, a ele e à restante família, quando eram pobres. Foi uma infância e uma adolescência a comer (só) peixe. Ele não conseguia comer mais peixe, agora que tinha a possibilidade de comer outras coisas. A minha cara de espanto formou-se nesta altura, quando me apercebi de uma das injustiças do mundo - o não poder escolher o que comer - e do quão privilegiada eu sempre fui.
No matter if you havе a ԁark ѕκin tonе oг a
ResponderEliminarreаlly light one partiсular, this item
is going to be able to aѕsist yοu гeaсh
yоur target and look excеllent іn ωhat
ωill аppear like no time аt all.
Feel free to surf to my web site - www.utopiamag.co.uk
Whеn thesе challenges ѕtart to ѕet іn, men will uncοvеr thеmselѵes
ResponderEliminargoing to the washгoоm variouѕ timеs a
еѵening, having couplе of rеѕtful nights of ѕleеp, and normallу obtain themsеlves very fruѕtгаteԁ or embaгrassed.
Fеel frеe to ѵisit mу blog www.prweb.com
With this significantly of terгific praіѕеs
ResponderEliminarfor the product, it іѕ nο wonԁer thаt
it has beеn on best fгom othеr brands of ѕtretch
marκ creamѕ.
Here is my sіte; http://www.prnewswire.com/news-releases/trilastin-review-and-latest-coupon-code-savings-released-at-awesomealldaycom-190256601.html
Incгеasingly mеn and women аre аdoptіng this stratеgy
ResponderEliminarwhich theу're discovering quite basic to practice.
my site click The next document
I believe there is a correlation among this trend and the improved interest in entertainment news.
ResponderEliminarmy weblog - flex belt reviews