terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

2 semanas e meia...

... até parece o título de um filme, mas neste caso é só a contagem do tempo que estou em Itália. Com todas as novidades e confusões destas semanas, parece que já passou um mês!

Já começo a organizar-me melhor e a orientar os meus dias consoante as diversas actividades que quero experimentar e as pessoas com quem quero estar. O tempo parece acompanhar a minha mudança, em duas semanas já noto a diferença na duração do dia e saio do trabalho ao pôr-do-sol, escondido atrás das montanhas e a pintar um céu azul raiado de laranja. Para melhorar este cenário, à saída do JRC, uma desconhecida aproxima-se de mim e pergunta-me se quero uma boleia para casa. Eu sorrio e agradeço abertamente mas acabo por recusar, moro a 5 minutos de distância. Mas antes disso vou experimentar o meu Bancomat (cartão multibanco), faço o primeiro movimento bancário da minha história na Italia e sigo caminho.

Quando estamos longe de tudo o que conhecemos, todas estas pequenas coisas fazem a diferença, podendo tornar o dia mais ou menos memorável. Daqui a uns anos, quando estiver a balouçar na minha cadeira de verga, hei-de contar todas estas histórias aos meus sobrinhos e netos, hei-de contar-lhes como construí o meu castelo com as "pedras" que foram aparecendo no meu caminho (citando Fernando Pessoa).

À noite, fui experimentar a aula de danças latinas e vejo-me numa sala com mais homens que mulheres... estranho, em Portugal isto nunca aconteceu... mais um pouco e estou numa roda de pares a dançar ao som de comandos vocalizados pelo professor, dos quais neste momento só me lembro do passo 71. Sou mulher, tenho a vantagem de ser conduzida... mas apesar disso sei que troquei muitas voltas, tenho muito treino pela frente. Haja vontade, e essa depende só de mim.

2 comentários:

  1. Olá Índia linda!

    Fartei-me de rir com estes teus "pensamentos": são autênticas crónicas de viagem, de quem tem uma necessidade inata de viver a descobrir!
    Admiro imenso a tua forma de descrever o que vês e o que sentes.
    E eu cá te vou sempre "acompanhando" nesse teu percurso, com imensa Ternura!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada João! Estas experiencias valem bem mais a pena quando as podemos partilhar.

    Baci

    ResponderEliminar