segunda-feira, 2 de março de 2009

Como

De certeza que já ouviram falar em Como… aquele famoso lago onde o George Clooney tem uma mansão? Pois, esse mesmo… Clooney à parte, a cidade vale bem uma (ou várias visitas) por si só. E fica a apenas 50 km de Ispra (que demorámos quase 2 horas a percorrer… adiante).

O lago Como tem a forma de um Y invertido e a cidade de Como localiza-se na ponta de um dos braços. A muralha de forma quadrada que rodeia o centro histórico da cidade conta a rivalidade medieval entre Como e Milão. No topo de uma das montanhas que rodeiam o lago construiu-se uma torre, de onde se pode avistar Milão e que permitia uma preparação atempada de potenciais ataques milaneses. Suspeito que isto só seria possível em dias sem nevoeiro, o que junto ao lago pode ser raro, mas os locais contam a história assim. Também se conta que, em determinados anos, o nível da água do lago sobe muito e inunda a praça principal, impedindo a população de aceder às ruas junto às margens e obrigando à aplicação de técnicas de escoamento de água que normalmente não resultam.

Ainda existem 3 casas medievais no centro histórico, misturadas com outros estilos mais recentes mas que mantêm mesmo assim uma atmosfera de feudalismo. Esta visita de poucas horas e debaixo de chuva miudinha soube a pouco… hei-de voltar a Como, talvez não num domingo, o dia de descanso por excelência e quando não se encontra quase nenhum estabelecimento aberto (com excepção do McDonald’s). Talvez o destino me faça cruzar com o George (Clooney)… o tal que, segundo dizem, costumava jogar à bola com os ragazzini da terra, antes de se tornar demasiado famoso para poder andar descansado na rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário